quarta-feira, 11 de março de 2009

Existe benefício em ser descrente?

Texto de autor desconhecido:
"Um célebre propagandista do ateísmo palestrava diante de uma platéia entusiasmada, despejando sobre àquelas pessoas todos os argumentos que tinha contra Deus e a religião. Poucos instantes antes de ser encerrada a preleção levanta-se no meio do público uma senhora de cabelos brancos e diz: - “Doutor, queria lhe fazer uma pergunta”. - “Pois não, pode fazer a sua pergunta”. - Respondeu o ateu. - “Fiquei viúva há 15 anos, com três filhos pequenos pra criar. Na pobreza mais aflitiva que se pode imaginar e sem arrimo no mundo eu não tinha nada a não ser alguns trapos velhos e uma Bíblia puída. Resolvi ler aquele velho livro, e as lições e promessas contidas nele me encheram de esperanças, coragem e dignidade para criar meus filhos. Hoje estou velha e aproximo-me rapidamente do termo desta vida, consegui criar os meus filhos e vivo em pleno contentamento com o meu Deus, tenho inabalável convicção em sua existência e sei que vou morar com Ele um dia no céu. Agora diga-me doutor, que benefícios o senhor obteve com a sua forma de pensar?”. - “Bem, é que... não é minha intenção desmanchar o prazer que a senhora diz ter encontrado em sua religião, mas...”. - “Por favor doutor, queira não afastar-se do ponto em discussão, a minha pergunta foi: Quais os benefícios de se adotar o ateísmo?”. Mais uma vez aquele ateu tentou esquivar-se da pergunta e a platéia, percebendo o seu constrangimento, irrompeu em calorosos aplausos àquela distinta senhora, glorificando assim, o nome do Senhor."

Se por algum motivo ele não respondeu, eu diria sem titubear:

"O benefício, minha senhora, é de assumir um compromisso com a verdade, seja ela boa ou ruim... Se não tenho a necessidade psicológica primitiva em crer num super pai e dessa forma concluo que Deus muito provavelmente não exista, é uma pena, é realmente uma pena, mas me traz satisfação e virtuosidade saber que caminho e desfruto dessa mesma verdade. Se pessoas como a senhora chegaram a conclusão que ele existe, QUE BOM! Tem a perspectiva de vida eterna junto ao seu deus, e se afirma viver melhor com essa verdade, que assim seja"

Nenhum comentário:

Postar um comentário